EMENTA
O curso apresenta o instrumental analítico da moderna teoria macroeconômica para o entendimento de questões fundamentais com que se defrontam os países em desenvolvimento. Com o intuito de oferecer ao aluno uma ampla visão analítica, serão enfatizados tanto as questões de curto quanto de longo prazo, assim como as evidências empíricas pertinentes. Na primeira parte, apresentar-se-á o instrumental analítico da macroeconomia moderna que trata das flutuações cíclicas de curto prazo. Na segunda parte, detalhar-se-á o caso particular das economias em desenvolvimento. A terceira parte introduzirá o estudo das políticas econômicas de curto prazo, enfatizando os impactos macroeconômicos do déficit fiscal e das políticas de administração da taxa de câmbio. Finalmente, a quarta parte do programa descreverá algumas teorias representativas do crescimento econômico.
PROGRAMA
1. Modelos de economia fechada
2. Modelos de economia aberta
3. Hipóteses alternativas sobre a rigidez de salários nominais e preços
4. O trade-off entre inflação e desemprego
5. Monetarismo, estruturalismo e os países em desenvolvimento
6. A restrição orçamentária intertemporal
7. Mercados financeiros informais
8. Consumo e poupança, investimento privado e a demanda por moeda
9. Déficit fiscal e solvência do setor público
10. Administração da taxa de câmbio
11. Modelos de estabilidade e crescimento
12. Capital humano, intermediação financeira e crescimento
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Agénor, P.R. and Montiel, P.J. 1996, Development Macroeconomics, Princeton University Press, USA.
Romer, D. 1996, Advanced Macroeconomics, Mc Graw Hill, USA.
AVALIAÇÃO
A avaliação do aluno basear-se-á nos seguintes elementos: a) notas e b) de 2 (duas) provas obrigatórias com uma ponderação de 40% cada uma na menção final. Avaliação das listas de exercícios. A média das notas obtidas nas listas de exercícios terá uma ponderação de 20% na menção final. O aluno deverá obter uma média de, no mínimo, 5 (cinco) para ser aprovado na disciplina. Haverá uma única prova de reposição, de todo o conteúdo do programa, que poderá substituir uma das notas das provas.