O Curso de Mestrado em Economia do Setor Público trata-se de um mestrado stricto sensu com a natureza de um curso profissionalizante, em consonância com a regulamentação baixada pelo Ministério da Educação a respeito (portaria CAPES/MEC nº. 80, de 16/12/1998).
Monografia de Mestrado – De acordo com as normas fixadas pela CAPES, será exigido dos mestrandos trabalho final de natureza específica, apropriado aos objetivos do Programa . Esse trabalho terá um caráter aplicado e se diferencia da dissertação de mestrado usual por tratar de tema mais circunscrito e pelo prazo mais reduzido de elaboração. Para marcar essa diferença, é chamado de Monografia de Mestrado.
A Monografia de Mestrado deverá ser apresentada dentro do prazo de vinte e quatro meses, a partir do início do curso, e será submetida ao julgamento de uma Comissão Examinadora de três membros, composta segundo as regras fixadas pela Universidade.
Prazo de graduação – O aluno cursará as disciplinas do Curso de Mestrado em Economia do Setor Público num período de vinte e dois meses, e terá três meses adicionais para completar a Monografia de Mestrado.