EMENTA

O curso apresenta o instrumental analítico da moderna teoria macroeconômica para o entendimento de questões fundamentais com que se defrontam os países em desenvolvimento. Com o intuito de oferecer ao aluno uma ampla visão analítica, serão enfatizados tanto as questões de curto quanto de longo prazo, assim como as evidências empíricas pertinentes. Na primeira parte, apresentar-se-á o instrumental analítico da macroeconomia moderna que trata das flutuações cíclicas de curto prazo. Na segunda parte, detalhar-se-á o caso particular das economias em desenvolvimento. A terceira parte introduzirá o estudo das políticas econômicas de curto prazo, enfatizando os impactos macroeconômicos do déficit fiscal e das políticas de administração da taxa de câmbio. Finalmente, a quarta parte do programa descreverá algumas teorias representativas do crescimento econômico.

1. Modelos de economia fechada

2. Modelos de economia aberta

3. Hipóteses alternativas sobre a rigidez de salários nominais e preços

4. O trade-off entre inflação e desemprego

5. Monetarismo, estruturalismo e os países em desenvolvimento

6. A restrição orçamentária intertemporal

7. Mercados financeiros informais

8. Consumo e poupança, investimento privado e a demanda por moeda

9. Déficit fiscal e solvência do setor público

10. Administração da taxa de câmbio

11. Modelos de estabilidade e crescimento

12. Capital humano, intermediação financeira e crescimento

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Agénor, P.R. and Montiel, P.J. 1996, Development Macroeconomics, Princeton University Press, USA.

Romer, D. 1996, Advanced Macroeconomics, Mc Graw Hill, USA.

AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno basear-se-á nos seguintes elementos: a) notas e b) de 2 (duas) provas obrigatórias com uma ponderação de 40% cada uma na menção final. Avaliação das listas de exercícios. A média das notas obtidas nas listas de exercícios terá uma ponderação de 20% na menção final. O aluno deverá obter uma média de, no mínimo, 5 (cinco) para ser aprovado na disciplina. Haverá uma única prova de reposição, de todo o conteúdo do programa, que poderá substituir uma das notas das provas.

Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP)
Departamento de Economia - ECO
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia – FACE
Universidade de Brasília - UnB