EMENTA

Esta disciplina tem por objetivo desenvolver os conceitos básicos da teoria microeconômica moderna necessários ao desenvolvimento do programa de economia do setor público. A disciplina pode ser dividida em duas partes. Na primeira parte, serão desenvolvidos os conceitos clássicos de microeconomia em uma linguagem moderna: teoria da informação do consumidor, teoria da produção e dos custos, equilíbrio parcial, equilíbrio geral e os teoremas do bem-estar social. Na segunda parte, serão estudadas as fricções de mercado que geram ineficiência: monopólio, comportamento estratégico e oligopólio, e informação.

1. Maximização de utilidade

2. Escolha

3. Demanda

4. Tecnologia

5. Teoria do produtor: maximização de lucros

6. Equilíbrio parcial

7. Equilíbrio geral

8. Monopólio

9. Comportamento estratégico e oligopólio

10. Informação

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Básica

A disciplina será baseada no livro texto: Varian, H. 1992, Microeconomic Analysis, 3rd ed. New York: W. W. Norton & Co.

Básica complementar

As referências abaixo complementam o conteúdo da disciplina.

Kreps, D. 1990, A Course in Microeconomic Theory. Princeton: Princeton University Press.

Mas-Collel, A., Whinston, M., Green, J. 1995, Microeconomic Theory. New York: Oxford University Press.

Silberberg, E. 1990, The Structure of Economics: A Mathematical Approach, 2nd ed. New York: MacGraw-Hill Publishing Company.

Complementar

As referências a seguir apresentam uma abordagem mais elementar aos tópicos estudados:

Eaton, C. e Eaton, D. 1999, Microeconomia. São Paulo: Saraiva.

Nicholson, W. 1998, Microeconomic Theory: Basic Principles and Extensions, 7th ed. Orlando: Dryden Press.

Pindyck, R. e Rubinfeld, D. 1999, Microeconomia. São Paulo: Makron Books do Brasil.

Varian, H. 1999, Microeconomia: Princípios Básicos. Rio de Janeiro: Campus.

Avaliação

Durante o bimestre os alunos deverão resolver listas de exercícios com data rígida de entrega. A média das notas obtidas nas listas corresponderá a 20% da nota final. Serão feitas uma prova parcial, que contribuirá com 40% da nota final, e uma prova final de caráter cumulativo, contribuindo com 40% da nota final.